ESAJ BA (BAHIA) — Consulta Processual TJBA → COMO FAZER!

O ESAJ BA, sigla para Sistema Eletrônico de Automação de Justiça do Estado da Bahia, é uma ferramenta cujo principal objetivo é o de automatizar etapas e rotinas administrativas e jurídicas. O resultado da implementação do software é a possibilidade de ganhar tempo ao trabalhar o processo, que leva muito menos tempo para ser movimento dentro da esfera judicial.

O sistema é responsável por mais de 60% dos processos que tramitam na esfera jurídica Estadual do País. E, além disso, representa uma série de melhorias, como o aumento de produtividade dos magistrados, por exemplo.

Todo mundo acaba ganhando. O cidadão comum, por sua vez, acessar o ESAJ Bahia para consultar processos de primeiro e segundo grau. No conteúdo a seguir, mostraremos como você poderá realizar esse acesso de forma simples e prática. Confira!

Para que serve o ESAJ BA?

O Sistema Eletrônico de Automação de Justiça do Estado da Bahia, também conhecido como ESAJ BA, é uma ferramenta que vem sendo desenvolvida e implementada desde o ano de 1992 por uma companhia chamada Softplan. O principal objetivo da ferramente é o de automatizar rotinas administrativas, fazendo com que profissionais e magistrados possam ganhar tempo e, assim, serem mais produtivos.

ESAJ BA

Através da implementação do sistema é possível obter muito mais tempo. Um processo pode ser resolvido 7 vezes mais rapidamente com o auxílio do ESAJ, por exemplo.

Além disso, através do site da instituição é possível acessar processos de primeiro e segundo grau. Dessa forma, se você é um cidadão que está com um processo tramitando tanto na esfera municipal quanto na estadual, será possível conferir o andamento com apenas alguns cliques.

No conteúdo a seguir mostraremos como é possível realizar essa consulta e muito mais. Confira!

Site TJBA – www.tjba.jus.br

Por meio do portal do Tribunal de Justiça da Bahia será possível ter acesso a uma série de ferramentas e recursos. Para quem deseja saber como está o andamento daquele processo, o recurso de consulta processual poderá ser uma verdadeira mão na roda.

ESAJ BA

E o melhor de tudo é que só é necessário ter um dispositivo e acesso à internet para poder realizar as consultas. No conteúdo a seguir, mostraremos duas formas de acessar o sítio eletrônico da instituição. Confira:


  • Navegador

ESAJ BA

Essa é a forma tradicional de acessar o site do Tribunal de Justiça da Bahia. Provavelmente você esteja com o navegador aberto. Caso positivo, será necessário abrir uma nova aba e digitar o endereço eletrônico a seguir na barra de navegação: www.tjba.jus.br e espere a página carregar completamente.

Ao carregar a página, é só visualizar as opções disponíveis e navegar a vontade. Caso você não esteja conseguindo realizar o acesso dessa maneira, continue lendo para conferir as dicas que separamos a seguir.


  • Google

ESAJ BA

Acessar através do Google é, por incrível que possa parecer, mais fácil do que acessar pelo navegador. Isso acontece porque é praticamente possível encontrar qualquer coisa através do buscar. E utilizaremos esse artifício para encontrar o endereço do portal do tribunal de justiça através do buscador.

O primeiro passo a ser dado é o de abrir o buscador. No campo de buscas, será necessário digitar os termos a seguir: “TJBA” e clicar em buscar.

Dentro de poucos segundos uma página com vários resultados será mostrada. Tudo que o usuário deverá fazer, nesse momento, é clicar na primeira opção. Pronto, agora você poderá navegar a vontade conforme suas necessidades.

Consulta Processual

Agora que você já aprendeu a acessar o site da instituição, chegou o momento de aprender a fazer uma consulta processual ESAJ BA. O procedimento é simples, porém será necessário seguir nossas orientações para não errar nesse momento.

Tudo pronto? Confira o passo a passo que elaboramos para você realizar a consulta processual BA a seguir:

ESAJ BA


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é acessar o portal através do endereço eletrônico a seguir: www.tjba.jus.br e esperar a página carregar.


Passo 2: Nessa página será necessário clicar na opção Consultas Processuais e, novamente, esperar o carregamento.


Passo 3: Nesse momento, o usuário deverá especificar o tipo de consulta que deseja realizar, se é de um processo de primeiro ou de segundo grau. Depois será necessário preencher os campos com as informações solicitadas e clicar em Pesquisar.


Passo 4: O usuário deverá esperar alguns segundos para que o sistema mostre as informações relacionadas a busca realizada.


Endereço e Telefone do TJBA

Para entrar em contato com o TJBA, a melhor forma é agendando um horário e visitando a sede da instituição pessoalmente. Para saber o endereço bastar visualizar logo abaixo:

  • Endereço: 5ª Avenida do CAB, nº 560. Salvador/BA – CEP 41745-971.
  • Telefone: (71) 3372-5005.

O ESAJ BA é uma ferramenta muito importante para o sistema judiciário do Estado e das Cidades da Bahia. E no artigo de hoje, você conferiu como consultar processos de primeiro e segundo grau no site da instituição.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário!

Deixe um Comentário